Serviços, Comerciais, Concursos de projeto, Intervenções e BIM
Services, Commercial, Design competitions, Interventions and BIM
Acompanhe a gente nas redes sociais para novas publicações de projetos e pesquisas
Projeto: 89RN_N
Projeto de edificação residencial.
Arquiteto(a): Pedro Oscar P. Mariano; Martín Gabriel Ordenes Mizgier; Gabriela Pinho Mallmann
O nome da casa Kûaravem Ybytu faz referência a língua tupi antiga que era a base da comunicação do povo indígena Potiguar, comunidade originaria da região em que o projeto foi concebido. As palavras tem o significado de Sol e Vento, fenômenos que nortearam as escolhas da forma compositiva que une a casa e de parte das soluções bioclimáticas. O design geral da proposta visa principal de projeto a qualidade da iluminação natural interna, além de amenizar as temperaturas elevadas durante o dia e noite, diminuir a umidade do ar durante o dia e a noite e controlar o vento.
Projeto: 01SIM_C
Compatibalização de projetos complementares.
Arquiteto(a): Pedro Oscar P. Mariano
A compatibilização dos projetos complementares dentro da arquitetura. Sendo possivel assim quantificar a infraestrutura, verificar a incompatibilizadade espacial das instalações e ajustar detalhes não perceptiveis individualmente.
Projeto: 05PR_C
Concurso de Projeto (FINALISTA)
Arquiteto: Pedro Oscar P. Mariano; Gabriela Mallmann
O concurso do Hope Dental Center. O objetivo do concurso era construir uma Clínica Odontológica e um Instituto de Formação para dentistas na cidade de Kigali, capital da Ruanda. Dessa forma, o projeto deveria incluir 3 edifícios com funções diferentes: o 1 abrigaria os laboratórios, o 2 os alojamentos e o 3 seria um centro de distribuição para produtos odontológicos.
Projeto: 04SIM_T
Simulação termoenergéticas
Arquiteto(a): Pedro Oscar P. Mariano
Processo paramétrico desenvolvido a partir de uma ferramenta paramétrica e generativa, por meio de um componente de programação visual. Passivel de se verificar o consumo energético de uma residencia, além da vizualização de temperatura das paredes e temperaturas internas.
Projeto: 60CA_C
Concurso de Projeto
Arquiteto(a): Pedro Oscar P. Mariano; Leandra Carolina Boldrini
A proposta realizada para o concurso da Nova Ala de Arte Contemporânea do Museu de Arte de Lima. O projeto de ampliação deveria ocupar o terreno ao lado do acervo do museu, localizado em um prédio histórico. Assim, tendo em vista a existência de um prédio de caráter histórico no local, havia dois modos de implementar a proposta: torná-la invisível, afundando o prédio no terreno utilizando da topografia ou criando um novo volume para marcar o caráter contemporâneo do projeto, agregando também, características da cultura andina peruana, arriscamos a segunda opção.
Projeto: 06SIM_R
Processo generativo para avaliação do indice de aproveitamento
Arquiteto(a): Pedro Oscar P. Mariano
Processo generativo desenvolvido a partir de uma ferramenta paramétrica e generativa, por meio de um componente de programação visual. Como resultado é possivel avaliar as principais potencialidades de um terreno possibilitando que possa-se usufruir o petencial maximo de um projeto arquitetônico.
Projeto: 05SIM_V
Desenvolvimento e avaliação em tunel de vento
Arquiteto(a): Pedro Oscar P. Mariano
Simulação com CFD por meio de plataforma de simulação visual. As simulações permitem verificar o comportamento do vento como em um túnel de vento. Podendo ser utilizada em ambientes urbanos ou em interiores.
Projeto: 66BN_B
Participação em Bienal de Arquitetura.
Arquiteto(a): Pedro Oscar P. Mariano; Alice Theresinha Cybis Pereira; Fernando Oscar Ruttkay Pereira
O projeto parte da escolha e desenvolvimento de três eixos que são: a equidade destes espaços na cidade; o seu desenvolvimento a par de preceitos tecnológicos e com significância; e a reestruturação do que seria um espaço público na cidade. Estes preceitos foram objevados para que a população sinta que a infraestrutura proposta, em diferentes pontos da cidade, os inclui nela. Demonstrando que tecnologia e áreas culturais não são só providos para as populações centrais, e que os ambientes urbanos devem ser apropriados pela população de diferentes classes sociais, credos e etnias.
Projeto: 03SIM_L
Simulação dinamica luz do dia.
Arquiteto(a): Pedro Oscar P. Mariano
Simulação dinamica para a verificação de normativas, como a NBR 15.575, para a verificação da iluminação natural anual. Nas simulações é possivel verificar os pontos com indicices luminicos superiores e nferiores. Permitindo qualificar os apartamentos em diferentes níveis luminicos.
Projeto: 02SIM_A
Simulação dos aterros
Arquiteto(a): Pedro Oscar P. Mariano
Processo paramétrico que permite a vizualização da movimentação de terra no sitio. Sendo passivel de se quantificar a quantidade de terra que pode ser retirada e transportada, e o volume que deve ser complementado, em m³ ou em quantidade de camihões.
Projeto: 05PR_C
Concurso de Projeto
Arquiteto: Pedro Oscar P. Mariano
O projeto do observatório em Pulpit Rock foi desenvolvido a partir de duas premissas básicas. A primeira é o desenho de uma forma baseada na integração de formas orgânicas da natureza com as linhas retas de construção humana. E a segunda, é a possibilidade de observar novos pontos de vista do desfiladeiro. A estrutura do observatório foi pensada para evitar ao máximo uma agressão visual e geológica ao desfiladeiro. Procurou-se desenvolver uma estrutura na qual as fundações ficassem lineares ao solo, evitando perfurações excessivas durante a instalação. Assim, caso a estrutura precisasse ser removida futuramente, não acarretaria mudanças significativas no terreno.
Projeto: 76NT_C
Concurso de projeto.
Arquiteto(a): Pedro Oscar P. Mariano;Gabriela Mallmann
A intervenção proposta para a catedral de Notre Dame é marcada, principalmente, pela estrutura baseada na geometria fractal, cuja as regras foram inspiradas no crescimento da árvore cipreste-mediterrâneo e na ramificação das suas folhas. A escolha da espécie se deu pela sua resistência as chamas, criando uma relação poética com a resistência da Catedral ao ter suportado duas grandes guerras e, recentemente, um incêndio.
Projeto: 72VU_U
Projeto Visual Urbano.
Arquiteto(a): Pedro Oscar P. Mariano; Leonardo Brito; Carolina O. da Silva; Francieli F. da Rosa; Alice Theresinha Cybis Pereira; Gabriela Mallmann
>>>> VÍDEO <<<<
Sua cidade tem algum Refugio? Ou a cidade é o seu Refugio? Por que optamos por viver e interagir em centros urbanos? Seria a busca por uma melhor qualidade de vida financeira, maiores oportunidades de emprego, saúde e educação, ou outras comodidades. Essa parece uma resposta plausível para a questão, mas a rápida ocupação das cidades e periferias, nas últimas décadas no Brasil, demonstra que independente do que a população procura, a resposta ou solução esta nos centros urbanos.
Projeto: 58RM_M
Projeto de edificação de uso misto.
Arquiteto(a): Pedro Oscar P. Mariano
Para este projeto foi pedido um estudo que envolvesse um misto de uso residencial e comercial. Sendo que a parte residencial deveria atender uma partição privada e outras para aluguel. A ideia possibilita que um terreno que atenderia somente a função de residencial torno-se além disso uma fonte de renda por meio de 4 alugueis (dois comerciais e dois residenciais). E ainda disponibilizando de uma vaga de garagem para cada uma das ocupações.